Painéis de Nuno Gonçalves à luz da razão

As assinaturas no políptico

Nesta secção apresentam-se peças de informação que podem ajudar o visitante da página a formar a sua opinião sobre o significado das duas inscrições nos pés de duas figuras em primeiro plano no Painel do Infante.

Clique na imagem para ampliar

 

Clique na imagem para ver em formato PDF

Explanação circunstanciada do significado das duas inscrições (retirada de Os Painéis de Nuno Gonçalves, Jorge Filipe de Almeida e Maria Manuela Barroso de Albuquerque, Editorial Verbo, 2003, pp. 30-40). Ver, com especial atenção, as páginas 32 e 33.

 

Clique na imagem para ver em formato PDF

Reprodução do nome do pintor Nuno Gonçalves, escrito na margem do documento de 1450 que o nomeia pintor régio (retirado de O Pintor Nuno Gonçalves, José de Figueiredo, 1910, extra-texto entre as pág. 72 e 73). Pode constatar-se a semelhança do N de Nuno com as letras utilizadas nas inscrições no Painel do Infante.

Clique na imagem para ampliar

Reprodução de duas assinaturas do pintor espanhol Fernando Gallego (1440-1507). Note-se como numa das assinaturas a terminação us de Fernandus é aproveitada para compor com o G inicial de Gallecus um efeito decorativo apoiado na simetria dos símbolos. Na outra assinatura o pintor escreve Fernandus explicitamente com us. O recurso semelhante de Nuno Gonçalves e de Fernando Gallego a estes efeitos de simetria é característico de artistas da época.

 

Clique na imagem para ampliar

Artigo sobre a assinatura na pintura do século XV (retirado do Dossier de l'Art, Julho-Agosto de 2006, pp. 22-23).

 

Clique na imagem para ver em formato PDF

Parecer emitido em 2002 pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo sobre as inscrições no Painel do Infante. Conferir, em particular, o parágrafo final do parecer.